SolarCedro

Nótícias

Ceará ultrapassa 7 mil conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos
25.09.2020


O estado do Ceará ultrapassou a marca de sete mil sistemas de energia solar instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

De acordo com mapeamento da entidade, o estado possui atualmente exatas 7.803 conexões de geração solar distribuída, num total de 120 megawatts (MW) de potência operacional. A região ocupa hoje o nono lugar no ranking estadual de maiores produtores fotovoltaicos na modalidade, sendo responsável por 3,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. Também lidera a região Nordeste em potência instalada com a fonte fotovoltaica em telhados e pequenos terrenos.

Os sistemas fotovoltaicos em operação no estado já estão presentes atualmente em cerca de 175 municípios cearenses, o que representa 95,1% total no estado. São aproximadamente 9.917 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Um dos destaques no Ceará é a capital, Fortaleza. Sozinha, possui 34,0 MW operacionais e ocupa a terceira posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

Para Jonas Becker, coordenador estadual no Ceará da ABSOLAR, o estado tem assumido um protagonismo cada vez maior no desenvolvimento da fonte solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um grande potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.


Fonte: https://publicoa.com.br/ceara-ultrapassa-7-mil-conexoes-de-energia-solar-em-telhados-e-pequenos-terrenos/


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais