SolarCedro

Nótícias

Noruega vai construir maior usina híbrida solar flutuante-hidrelétrica
19.10.2021


O governo norueguês vai financiar com US$ 9,1 milhões um projeto de pesquisa da geradora de energia renovável Scatec, do mesmo país, que visa desenvolver usina híbrida com as fontes hídrica e solar fotovoltaica flutuante. O projeto será coordenado por consórcio de empresas norueguesas que inclui a especializada em solar flutuante Ocean Sun, a organização de pesquisa independente Sintef, o provedor de software Prediktor, o Institute for Energy Technology (IFE) e a associação da indústria solar norueguesa, a Solenergiklyngen.

O projeto é o primeiro financiado dentro de um programa do governo norueguês batizado de Green Platform (Plataforma Verde), de incentivar a inovação sustentável para empresas e institutos de pesquisa, de forma rápida e com foco também na criação de empregos. O programa selecionou, além da usina híbrida, mais 10 projetos de inovação verde, aportando US$ 114 milhões, cobrindo projetos em eólica offshore, combustíveis limpos e captura e armazenamento de carbono.

O desenvolvimento da usina híbrida, que contará também com sistema de baterias para armazenamento, tem o propósito de criar plataforma de planejamento, dimensionamento e otimização da operação. A ideia é também aproveitar a sinergia entre as duas fontes para o melhor aproveitamento do recurso hídrico, com melhor dimensionamento do reservatório onde serão instaladas. A usina de pesquisa, que segundo os coordenadores será a primeira do mundo, está programada para ser implantada em um local não especificado na África Ocidental.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/2968-Noruega-vai-construir-maior-usina-hibrida-solar-flutuante-hidreletrica.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais