SolarCedro

Nótícias

Itaipu Binacional implementa híbridas solares-térmicas no Paraguai
20.10.2021


A Itaipu Binacional está implementando no Paraguai parques híbridos solares-térmicos, com sistema de armazenamento de baterias, para energizar unidades de saúde para as comunidades indígenas San Agustín e Karaja Vuelta, localizadas nos departamentos de Boquerón e Presidente Hayes, a 760 km e 500 km, respectivamente, da capital do Paraguai, Assunção.

Será instalada em San Agustín miniusina solar fotovoltaica de 80 kWp, e outra de 70 kWp em Karaja Vuelta. Além disso, em cada localidade haverá um inversor modular de 100 kVA, baterias de armazenamento de pelo menos 150 kWh e um gerador a diesel de 100 kVA  para complementar a fonte solar com a energia térmica. Segundo a Itaipu, trata-se dos maiores parques solares fotovoltaicos em capacidade instalada no território paraguaio. Os empreendimentos estão em implantação, com a fabricação das estruturas e implementação de obras civis do sistema híbrido. Em julho, foram realizados os primeiros monitoramentos, com as medições de resistência do solo nas áreas dos locais e a delimitação física da área de montagem para implantação dos sistemas.

A iniciativa beneficiará mais de 1000 habitantes, sendo 700 na comunidade de San Agustín, que pertencem às etnias Ava Guarani, Nivaclé e Manjui. Já Karaja Vuelta abriga 320 indígenas do grupo étnico Enxet Sur. O fornecimento ininterrupto de energia permitirá que eles tenham serviços básicos de primeira necessidade nas unidades de saúde, acomodação médica e de enfermagem.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/3058-Itaipu-Binacional-implementa-hibridas-solares-termicas-no-Paraguai.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais