SolarCedro

Nótícias

Coppe inaugura ilha de policogeração com base na solar FV
27.05.2022


A Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou no dia 23 de maio um sistema experimental capaz de produzir vários insumos de forma simultânea. Batizado de Ilha de Policogeração Sustentável, o sistema gera eletricidade, água destilada, biodiesel, resfriamento e aquecimento e tem como base a geração solar fotovoltaica.

Segundo a Coppe, o sistema conjuga o uso de energia solar fotovoltaica com a recuperação de calor rejeitado através de microtrocadores de calor e por dessalinizador de água com destilação por membranas. A ideia é principalmente criar solução para produção de água potável em comunidades remotas do Semiárido nordestino não conectadas ao SIN - Sistema Interligado Nacional, mas também para uso em fazendas solares, campos de óleo e gás próximos da costa, ilhas e regiões inóspitas, áreas de conflito ou de desastres ambientais. O protótipo está instalado no Centro de Tecnologia 2, no campus da UFRJ.

Para a coordenadora do projeto, Carolina Naveira-Cotta, professora do programa de engenharia mecânica da Coppe, a solução agrega à geração elétrica dos módulos solares o aproveitamento de parte da eletricidade gerada e do calor absorvido em coletores solares ou recuperado de processos para cogerar água, biocombustível, resfriamento ou aquecimento. O projeto foi desenvolvido no LabMEMS, o Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas, com a participação de cerca de 15 pesquisadores.

O calor recuperado das fontes é utilizado em um processo secundário de destilação, que nesse demonstrador possibilita uma produção de cerca de 1000 litros por dia de água desmineralizada, a partir da água salobra típica de poços no Semiárido, que pode ser usada para consumo humano, atividade agroindustrial de pequeno porte e mesmo na limpeza dos módulos solares fotovoltaicos. O calor recuperado pode também ser utilizado em paralelo ou alternativamente em outros processos, como na intensificação de produção de biodiesel, no condicionamento de ar em ambientes ou em refrigeradores, diretamente para aquecimento predial em regiões com grandes amplitudes térmicas diárias.

A Ilha de Policogeração Sustentável ocupa área de 200 m², na qual estão instalados um módulo solar fotovoltaico de alta concentração, além de três conjuntos de coletores solares para aquecimento de água. Construída em frente ao LabMEMS, a ilha é flexível, podendo ser modificada para uso em outros locais e adaptada para cogeração de outros insumos. O protótipo está no TRL 6 (Technology Readiness Level, nível de prontidão tecnológica, escala que vai de 1 a 9 criada pela Nasa para indicar o amadurecimento tecnológico de um produto).


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/4440-Coppe-inaugura-ilha-de-policogeracao-com-base-na-solar-FV.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais