SolarCedro

Nótícias

Sharp bate recorde mundial de conversão em módulo solar flexível
13.06.2022


A japonesa Sharp alcançou eficiência de conversão da luz solar em energia de 32,65%, considerada a mais alta do mundo, em um módulo solar fotovoltaico flexível. A façanha foi obtida como parte do projeto batizado de "Pesquisa e Desenvolvimento de Células Solares para Uso em Veículos", gerenciado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (Nedo, na sigla em inglês) do Japão.

A eficiência de conversão do módulo ? confirmada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST, na sigla em inglês) ? supera a obtida anteriormente também em um módulo da Sharp, em outro projeto da Nedo em 2016, que registrou eficiência de 31,17%, o que na época foi considerado recorde mundial. O novo protótipo do módulo solar usa design composto de junção tripla e é leve e flexível graças à sua estrutura, em forma de “sanduíche” de células solares entre as camadas de filme. A expectativa da pesquisa é usar a tecnologia flexível em partes de componentes de veículos elétricos.

Apesar da marca atingida, a pesquisa da Sharp para desenvolver módulos solares mais eficientes e de menor custo, sobretudo para uso em veículos elétricos e em aeronaves espaciais, continuará, já que a meta é apoiar o caminho rumo à neutralidade de carbono dos veículos automotivos até 2050.

A célula solar composta de junção tripla da Sharp adota estrutura proprietária com três camadas de fotoabsorção com arseneto de gálio e índio como a camada inferior para que a luz solar possa ser convertida eficientemente em eletricidade. Neste projeto, foi possível aumentar a eficiência média de conversão de suas células solares compostas de tríplice junção (com área de 22,88 cm2) dos módulos de 2016 de 34,5% para 36%. Com a melhora do fator de preenchimento celular em cada módulo, com área de 965 cm2, foi possível chegar ao recorde de 32,65%.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/4529-Sharp-bate-recorde-mundial-de-conversao-em-modulo-solar-flexivel.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais