SolarCedro

Nótícias

Filipinas vai erguer maior UFV com baterias do mundo
20.06.2022


Será instalada em Manila, nas Filipinas, a maior usina solar fotovoltaica do mundo combinada com sistema de armazenamento de energia com baterias (BESS, na sigla em inglês). A instalação é da empresa filipina Prime Infra e contempla potência total entre 2,5 GW e 3 GW da UFV e BESS com capacidade de armazenamento de 4.000 MWh a 4.500 MWh.

O projeto será realizado pela Terra Solar Philippines, uma subsidiária de energia renovável sob o controle da Prime Infra e em parceria com a Solar Philippines Power Project Holdings. O empreendimento envolve contrato de fornecimento de energia de 850 MW para a geradora Meralco - Offtaker Manila Electric Company, por um período de 20 anos. O projeto foi aprovado por um processo seletivo do Departamento de Energia das Filipinas realizado no ano passado, dentro de programa federal que estabelece a necessidade de uma porcentagem mínima de energia renovável para os geradores do país.

De acordo com cálculos da Terra Solar, a oferta de 850 MW pode deslocar um consumo anual de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de carvão ou 930 mil litros de petróleo. Além da redução de emissões, a iniciativa diminuirá a dependência de importação dos combustíveis para o país de 2026 a 2046. O contrato de fornecimento de energia com a Meralco prevê que 600 MW estarão disponíveis até 2026, enquanto os 250 MW adicionais serão entregues em 2027.

As Filipinas estão em implementação de uma política agressiva para expandir a geração renovável. Em 2020, o país decretou uma moratória para o uso do carvão e criou o programa Normas de Portfólio Renovável (RPS, na sigla em inglês), que motivou o projeto da Terra Solar. Atualmente, as fontes renováveis representam 29,1% da capacidade instalada de geração do país.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/4572-Filipinas-vai-erguer-maior-UFV-com-baterias-do-mundo.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais