SolarCedro

Nótícias

ANEEL AUTORIZA 515,7 MW DE USINAS SOLARES
17.08.2020


A Aneel autorizou, na terça-feira (11/08), a implantação e exploração de 14 novas usinas solares no Nordeste, totalizando 515,78 MW de capacidade. A agência também concedeu às usinas descontos de 50% nas tarifas de uso do sistema de transmissão (TUST) e de uso do sistema de distribuição (TUSD).

O maior dos projetos outorgados é composto pelas usinas Dourado 1 a 10, de 40 MW cada, totalizando 400 MW, da Geradora de Energia Quinturaré, no município de Floresta, no Pernambuco. No quadro de sócios da empresa, está a FRS Energia. O início da operação comercial do empreendimento está previsto para ocorrer em janeiro de 2022. Em março deste ano, a Geradora de Energia Quinturaré recebeu outorga para as usinas fotovoltaicas Surubim 1 a 15, cada uma com 40 MW, totalizando 600 MW, em Petrolândia (PE).

Do Pernambuco, também foram autorizadas as usinas Belmonte I e II, de 25 MW cada, pertencentes à Enercom Energia Renováveis, no município de São José do Belmonte. A empresa ainda não apresentou o cronograma do projeto e, por isso, a Aneel fixou o prazo limite de 36 meses para a entrada em operação comercial.

A Enercom Energias Renováveis já havia recebido, em maio, outorga para implantar as usinas solares Enercom Serrita I e II, que somam 60 MW, em Serrita, e a usina Luiz Gonzaga III, de 30 MW, em Terra Nova, todas no Pernambuco. Em seu site, a Enercom afirma ter um portfólio de mais de 2 GW em projetos fotovoltaicos greenfields.

Já a Central Solar Lagoa I e a Central Solar Lagoa II receberam outorgas para as usinas Lagoa 1 e Lagoa 2, respectivamente, de 32,89 MW cada, totalizando 65,78 MW. As usinas, localizadas em São José da Lagoa Tapada, na Paraíba, deverão entrar em operação comercial em até 36 meses. As empresas têm em seu quadro de sócios David Fontes e Breno Moraes, que são também sócios da SER Energia, desenvolvedora de projetos fotovoltaicos com portfólio de 5 GW, e 500 MW vencidos em leilões federais e 500 MW para o mercado livre.

 

 


Fonte: http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/aneel-autoriza-5157-mw-de-solares.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais