SolarCedro

Nótícias

5 razões pelas quais você deveria investir em módulos fotovoltaicos imediatamente
08.06.2022


Campanha do Conselho Solar Global – Global Solar Council (GSC):

Capacitando as pessoas a se juntarem à corrida Net-Zero com a energia solar fotovoltaica

CAPÍTULO 1 – Benefícios para o indivíduo

Descarbonizar nosso planeta e reduzir o aquecimento global requer a ajuda de todos. A Agência Internacional de Energia indica que precisamos atingir 100 milhões de sistemas fotovoltaicos em telhados residenciais até 2030, acima dos atuais 25 milhões, se quisermos atingir o compromisso Net-Zero até 2050. Utilizar energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa realmente pode fazer a diferença. Porém, seria errado pensar que os módulos fotovoltaicos só trazem benefícios ambientais, então, se você está em dúvida sobre investir, confira abaixo 5 razões pelas quais você deveria parar de esperar:

1 – Beneficie-se do compartilhamento de energia e descarbonização

Ao mesmo tempo em que reduz sua própria pegada de carbono e cria um ambiente mais saudável, os módulos fotovoltaicos colaboram nos esforços de esverdeamento para eliminar os combustíveis fósseis e reduzir o aquecimento global. A geração própria de energia, em particular, a solar FV em telhados, pode abrir caminho para o crescimento de cidades inteligentes em todo o mundo, permitindo que as pessoas compartilhem os benefícios da energia renovável. Investir nessa fonte faz sentido para muitas pessoas e empresas, pois elas podem participar de um movimento que não apenas as beneficiará diretamente, mas também será importante para proteger nosso planeta e todos os seus habitantes.

2 – Seja o seu próprio fornecedor de energia

Um dos principais benefícios da geração própria de energia solar, ou geração distribuída solar, é permitir que as pessoas gerem sua própria energia limpa e abasteçam completamente suas casas, principalmente junto aos sistemas de armazenamento. Graças à sua notável flexibilidade, a solar FV pode abastecer todas as construções, desde casas a escolas, edifícios comerciais e muito mais. Com os módulos fotovoltaicos, todos podem se tornar independentes da rede elétrica por meio da autoprodução de energia, além de serem menos responsáveis pela poluição do nosso planeta. Juntamente com o armazenamento de energia, a solar FV pode ser usada a qualquer momento, mesmo se a rede elétrica cair ou se houver um apagão. Durante esses períodos, sua casa ainda terá acesso à luz e ao calor.

3 – Economize dinheiro e aumente a eficiência

O Banco Mundial prevê que o preço do barril do petróleo atinja, em 2022, o nível mais alto desde 2013, aumentando mais de 40% em relação a 2021. Também é previsto que o preço do gás natural na Europa deve dobrar em 2022 em comparação ao ano passado, enquanto os preços do carvão devem ser 80% mais altos. Esses crescentes preços dos combustíveis fósseis sugerem que investir em fontes de energia limpa tem vantagens significativas, pois pode estabilizar as contas de luz das famílias. Com os módulos fotovoltaicos, também é possível economizar na manutenção, que consiste basicamente em limpeza regular. Com o tempo, essas economias somarão um considerável ganho financeiro e farão dos módulos fotovoltaicos um dos seus melhores investimentos. Além disso, a energia solar FV abre caminho para outras soluções de eficiência energética em edifícios, como bombas de calor e caldeiras híbridas, gerando ainda mais economia.

4 – Ganhe renda adicional

Com a queda dos custos de instalação dos módulos fotovoltaicos, assim como os incentivos em vigor, o tempo de retorno financeiro da solar FV está reduzindo rapidamente – em torno de 5 a 6 anos em alguns países, mesmo tomando-se como base apenas a economia das contas de luz, agora que os preços da energia estão disparando. Uma vez recuperado o investimento, e com manutenção mínima (em torno de 1% de impacto no custo), você também pode obter uma renda passiva vendendo o excesso de energia produzida para a rede ou compartilhando-o na comunidade.

5 – Proteja-se dos choques do mercado e da inflação

No contexto do aumento dos custos globais da energia, impulsionado pela volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e pela interrupção do fornecimento internacional, a energia solar fotovoltaica oferece proteção devido à estabilidade de seus baixos custos. Os módulos fotovoltaicos também podem ajudá-lo a se proteger do aumento da inflação, reduzindo seus preços de energia, combinando maior eficiência energética com tecnologias de armazenamento, que permitem armazenar o excesso de energia gerada durante as horas de luz solar.


Fonte: https://www.absolar.org.br/noticia/5-razoes-pelas-quais-voce-deveria-investir-em-modulos-fotovoltaicos-imediatamente/


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais