SolarCedro

Nótícias

Radar GD: Mercado de energia solar acelera instalação de geradores no Brasil
09.09.2021


O mercado de geração solar distribuída acelerou nos últimos 12 meses no Brasil, superando adversidades como incerteza econômica, regulatória, crise política, Dólar desfavorável, aumento do custo do frete marítimo e escassez de matérias primas. 

InfoSolar apurou que foram adicionados 2,86 GW de potência solar na geração distribuída (GD) nos últimos doze meses, contra 2,4 GW no mesmo período do ano anterior, crescimento de 19,16%.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre setembro 2019 e agosto de 2020, foram acrescentados 88 mil sistemas, bem como 238 mil unidades consumidoras passaram a ser beneficiados com descontos nas tarifas de energia proveniente da energia solar.

Já nos últimos 12 meses foram instalados quase 270 mil novos sistemas fotovoltaicos e 333 mil unidades consumidoras aderiram a modalidade. O volume de sistemas instalados mais que triplicou no período (set/20-ago/21) e o volume de pessoas beneficiadas cresceu quase 40%. 

Entre as classes de consumo, o maior acréscimo no último ano veio da residencial, com 1,33 GW, seguida da comercial (882 MW), rural (417 MW) e industrial.

No desempenho por estados, Minas Gerais (517 MW) e São Paulo (390 MW) ficam nas duas primeiras posições em potência adicionada no período. Rio Grande do Sul (355 MW), Mato Grosso (241 MW) e Goiás (146 MW) completa o top cinco.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mais de R$ 51 bilhões foram investidores no segmento solar últimos 9 anos, gerando mais de 300 mil empregos e R$ 15 bilhões em arrecadação tributária. Complementarmente, evitou mais de 11 milhões de toneladas de CO2. 

Ainda em agosto, o mercado fotovoltaico comemorou a aprovação, na Câmara dos Deputados, do mercado legal da geração distribuída (PL 5929/19). A votação terminou com 476 votos a favor e 3 contras. O Projeto de Lei visa afastar eventuais riscos regulatórios, conferindo segurança aos investimentos em energia solar no Brasil.

A expectativa é que o Congresso Nacional conclua a votação da matéria até outubro, que precisa passar pelo plenário do Senado Federal.

Pelo texto acordado, as regras atuais para detentores de unidades de geração distribuída já conectados serão mantidas até dezembro de 2045; após a promulgação da Lei, haverá um prazo de carência de 12 meses para a entrada em vigor das novas regras.


Fonte: https://www.infosolar.com/mercado/geracao-distribuida/radar-gd-mercado-de-energia-solar-acelera-instalacao-de-geradores-no-brasil


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais