SolarCedro

Nótícias

Aneel aponta que Brasil atinge 11 GW de potência operacional da fonte solar
11.11.2021


Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), consultados no dia 13 de outubro, o Brasil chegou a 11 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte fotovoltaica, sendo esse valor a soma entre os 7,16 GW da geração distribuída e 3,84 GW de geração centralizada.

O país alcançou os 10 GW de capacidade solar menos de dois meses atrás. Até o final do ano de 2020, a capacidade instalada do país era 7,78 GW.

Foram adicionados 2,38 GW em geração distribuída apenas em 2021. O mercado prevê avanço de projetos solares grandes no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o retorno à normalidade dos leilões de energia nova, que tiveram paralisação em função da pandemia da Covid-19.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) espera que até o final do ano a geração solar ultrapasse 12 GW de capacidade instalada.

O PL 5829/19, projeto de lei que institui o marco legal da geração distribuída já aprovado na Câmara dos Deputados e que desde setembro tramita pelo Senado, é uma das demandas mais aguardadas pelo setor de energia.

A expectativa do mercado é que o projeto seja aprovado ainda neste ano, o que trará segurança jurídica e incentivará mais ainda os investimentos e instalações de energia solar no país. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) é o relator do projeto.


Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/aneel-aponta-que-brasil-atinge-11-gw-de-potencia-operacional-da-fonte-solar.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais