SolarCedro

Nótícias

Cientistas criam painel solar de perovskita capaz de se autoconsertar
06.01.2022

Reportagem publicada pelo Canltech

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS) desenvolveram um novo tipo de célula solar feita à base de perovskita que consegue se regenerar. A capacidade de autocura é resultado de uma combinação funcional de polivinilpirrolidona (PVP) — polímero solúvel em água formado por múltiplas cadeias de vinilpirrolidonas.

Cultivo de cristais deixa perovskita com eficiência energética perto dos 100%

Nova técnica torna células solares de perovskita mais eficientes e estáveis

Os painéis solares de perovskita são considerados uma alternativa promissora às células convencionais de silício, mas eles se tornam propensos a uma degradação considerável quando expostos ao ar. Com essa nova abordagem, os cientistas esperam aumentar a estabilidade e tornar esses painéis regenerativos mais resistentes ao ambiente.

Composição da célula solar de perovskita autocurativa (Imagem: Reprodução/CAS)

“A autocura iniciada pelas ligações de hidrogênio repara a célula solar de perovskita deteriorada, levando-a novamente ao seu estado original. Esse procedimento faz com que ela continue a funcionar, aliviando a instabilidade celular a longo prazo”, explica o professor de engenharia de materiais Niu Yunjuan, autor principal do estudo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Perovskita x umidade

A umidade do ar é o principal problema enfrentado pelos painéis solares feitos de perovskita. Ela invade os filmes e acelera os danos causados aos dispositivos, tornando sua utilização inviável. Essa degradação acentuada impede a aplicação da perovskita em sistemas de captação de energia que operam em ambientes não controlados.

Degradação da célula de perovskita em ambientes úmidos (Imagem: Reprodução/CAS)

Para contornar esse problema, os pesquisadores incorporaram o PVP ao precursor de perovskita, adicionando uma camada extra de iodeto de chumbo metilamônio. Com essa técnica, eles conseguiram controlar o crescimento de cristais, dando aos dispositivos uma capacidade de autocura em ambientes úmidos.

“O PVP é um polímero com muitos grupos carbonila. Quando foi introduzido em células solares de perovskita, ele agiu como uma espécie de armadura protetora com um efeito de refluxo automático contra o vapor de água, gerando uma película que impede a degradação”, acrescenta o professor Yunjuan.

Resultados promissores

Durante os testes realizados em laboratório, os cientistas demonstraram que células solares híbridas orgânico-inorgânicas — tratadas com polivinilpirrolidona e iodeto de chumbo metilamônio — conseguem manter o poder de autocura e uma estabilidade incrível contra umidade, mesmo após serem submetidas a mais de 500 horas de operação.

Além disso, o PVP agregado aos painéis solares de perovskita melhora o crescimento de cristais com menos defeitos e grãos maiores, tornando as células fotovoltaicas mais eficientes para captação de energia em condições ambientais adversas, como em regiões chuvosas ou com umidade excessiva.

“Eliminando a degradação causada pelos vapores de água, esperamos ter encontrado uma solução viável para a fabricação de painéis de perovskita que possam ser aproveitados em condições reais de uso, transformando esse material em um possível substituto para o silício”, encerra o professor Niu Yunjuan.

Fonte: https://www.absolar.org.br/noticia/cientistas-criam-painel-solar-de-perovskita-capaz-de-se-autoconsertar/