SolarCedro

Nótícias

Huawei e UFSM pesquisam segurança de inversores
19.08.2022


A chinesa Huawei fez parceria com a UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, para implementar um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para aumentar a segurança e a qualidade de inversores para sistemas fotovoltaicos. O objetivo é pesquisar e mapear os riscos dos equipamentos.

Faz parte do escopo do projeto criar estruturas de treinamento no laboratório da UFSM para que profissionais do mercado entendam e consigam mitigar eventuais incidentes com potencial de geração de incêndios de pequenas a grandes proporções. O laboratório da universidade realiza ensaios de certificação de conformidade de inversores fotovoltaicos e é acreditado pelo Inmetro.

No local já começaram a ser implementadas bancadas de demonstração e de treinamentos para instaladores de sistemas fotovoltaicos e as equipes envolvidas no projeto estão também desenvolvendo um software voltado para projeto de usinas solares fotovoltaicas. O resultado do trabalho deve ser apresentado em eventos e será replicado em ações de capacitação de instaladores em todo o Brasil.

“Analisando os equipamentos fotovoltaicos comercializados no Brasil, com destaque para os inversores, observamos que significativa parte dos equipamentos comercializados ainda não atendem aos requisitos de segurança contra riscos de choque elétrico e prevenção de incêndios exigidos pelos países mais avançados. A parceria com a Huawei visa aprofundar o estudo desses riscos considerando a realidade local, bem como disseminar esse conhecimento”, disse Leandro Michels, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador do projeto de pesquisa.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/4978-Huawei-e-UFSM-pesquisam-seguranca-de-inversores.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais