SolarCedro

Nótícias

Nextracker e FIT inauguram centro de P&D de rastreadores solares
22.08.2022


A fabricante norte-americana de rastreadores solares Nextracker inaugura no dia 22 de agosto, em Sorocaba (SP), um centro de pesquisa e desenvolvimento fotovoltaico em parceria com o FIT - Flex Instituto de Tecnologia. Batizado de Centro de Excelência Solar do Brasil (ou CFSE, da sigla em inglês para Center for Solar Excellence), o local terá como objeto de estudo a tecnologia de rastreamento solar.

Segundo comunicado da Nextracker, o CFSE vai estudar o ciclo de vida completo dos sistemas, incluindo desde o desenvolvimento dos projetos mecânicos e elétricos das estruturas até a construção, operação e manutenção dos rastreadores. Estão previstas ainda pesquisas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de desempenho do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.

Para servir como modelo de pesquisa, o laboratório tem miniusina solar fotovoltaica de 770 kW de potência instalada, que ocupa 30 mil metros quadrados em área adjacente e que servirá como laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos. A concepção do hub brasileiro de P&D se baseia em outro similar localizado na sede da Nextracker em Fremont, na Califórnia, Estados Unidos.

Segundo comunicado da Nextracker, o rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a empresa a escolher o País para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte, na casa dos “vários milhões de dólares”, de acordo com o texto.

De acordo com pesquisa da consultoria Wood Mackenzie, a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com participação de mercado de 38%. Nos últimos nove meses, a empresa conquistou seis projetos no País com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total comercializado para 5,5 GW – seja em operação ou em construção.

Ainda segundo a consultoria, o mercado de rastreadores solares do Brasil cresce quatro vezes mais rápido do que a média mundial, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O mesmo vale para a Nextracker, segundo o CEO e fundador da empresa, Dan Shugar. “O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/4989-Nextracker-e-FIT-inauguram-centro-de-P&D-de-rastreadores-solares.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais