SolarCedro

Nótícias

Fonte solar vai ser a principal da matriz elétrica global em 2027
09.12.2022


A fonte solar fotovoltaica caminha para ser a primeira do mundo em capacidade instalada em 2027, chegando a 2.350 GW e superando a liderança da poluente geração térmica a carvão. Esta é uma das principais conclusões do novo relatório anual sobre o desempenho das fontes renováveis, elaborado pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), batizado de Renewables 2022.

Segundo a projeção da IEA, a capacidade acumulada da fonte vai quase triplicar até 2027, crescendo perto de 1.500 GW no período, cerca de 60% do total do crescimento projetado das renováveis (2.400 GW). Esse ritmo fará as usinas solares fotovoltaicas ultrapassarem as hidrelétricas em 2024 e as térmicas a gás natural em 2026 até superar as a carvão no ano seguinte.

O cenário é animador nas duas modalidades de geração. Apesar dos atuais custos mais altos de investimento em razão dos preços recordes das commodities, aponta o relatório, a energia solar fotovoltaica em escala de geração centralizada se consolida como a opção menos dispendiosa na maioria dos países. Também em geração solar distribuída, a IEA vê crescimento rápido, em razão dos preços mais altos da eletricidade no varejo e do crescente apoio político para ajudar os consumidores a investir em GD.

O relatório vê ainda como ponto positivo para o mercado solar global os sinais de diversificação nas cadeias de fornecimento, com novas políticas nos Estados Unidos (créditos fiscais para solar e eólica) e na Índia (país com meta de 500 GW até 2030) que devem impulsionar o investimento na fabricação de equipamentos para energia solar fotovoltaica em até US$ 25 bilhões no período 2022-2027. Embora a China continue sendo o principal país fornecedor, sua participação na capacidade de fabricação global pode diminuir de 90% hoje para 75% até 2027.

Considerando todas as fontes renováveis, o relatório destaca que a crise energética global está acelerando o número de instalações, com perspectiva de a capacidade total de renováveis em todo o mundo quase dobrar nos próximos cinco anos, ultrapassando as térmicas a carvão já no início de 2025. A previsão é que sua participação aumente 10 pontos percentuais na matriz global, atingindo 38% em 2027. 

Segundo o Renewables 2022, o crescimento das renováveis ? acelerado pela preocupação energética causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia ? deve fazer a capacidade global de energia renovável crescer em 2.400 GW no período 2022-2027, uma quantidade igual a toda a capacidade de energia da China na atualidade. Esse crescimento é 30% maior do que o previsto pela mesma agência há apenas um ano, o que demonstra a mudança nos planos de transição energética de muitos países.


Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/fotovolt/noticia/5738-Fonte-solar-vai-ser-a-principal-da-matriz-eletrica-global-em-2027.html


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais